segunda-feira, 3 de março de 2014

Resenha: Enquanto a Noite Durar – Editora Aped


Enquanto a Noite Durar é uma coletânea de contos sobrenaturais da Editora Aped. Nela se reúnem diversos escritores nacionais que demonstram imenso talento.
O livro muito me surpreendeu pela qualidade tanto gráfica quanto dos textos. Sempre que me deparo com coletâneas é comum haver bastante discrepância no nível das obras das quais muitas delas não possuem sequer qualidade literária. Mas não é o caso aqui. Todos os contos são de bom nível, cada qual com a sua pitada de mistério, de confrontos familiares e sociais; um terror que salta de cada página para causar perturbação e ponderações em nossa mente. Para que buscar livros traduzidos se nossa literatura não fica nem um pouco para trás? E vou além: temos o privilégio de ler enredos em nossa cultura, com nossa visão de mundo.
Ressalto que muitos dos contos vão de encontro às minhas crenças, porém, limito-me a analisar cada obra artisticamente sem confrontar-me com conceitos e preceitos religiosos. Vamos a eles:

A Sina de Elena – Rafael de Souza
Após uma conturbada noite, uma jovem descobre que os seus piores pesadelos podem ser muito reais. Conto muito bom, com um final surpreendente.

Antes Que a Noite Termine – Márcia Albuq
Médica psiquiatra se deparará com um caso que transcende as leis da física e da espiritualidade tais quais as conhecemos. Como um dia escreveu William Shakespeare em Hamlet: “Há mais coisas entre o Céu e a Terra do que possa imaginar a nossa pobre filosofia.” Gostei do conto.

As Luzes Se Apagam – Rogério Queiroz
O protagonista deste conto deparar-se-á com um monstro oculto. O autor nos adverte que em nosso mundo há muitos “lobos em peles de cordeiros”. Muito legal. Apesar da simplicidade, o terror se desenvolve na dose certa.

Coelhinho Tolinho – Ren Denville
Mulher tem desejos incomuns. Tão excêntricos quanto à imagem que seu vizinho lhe revela. A poética deste texto me fez imaginar em dezenas de metáforas que giram em torno dos seres usados nesta narrativa. Conto incrível.

Dentro da Tempestade – Daniel Barros
Escritor tem uma noite tão assombrosa quanto os seus possíveis enredos. Faço aqui a dedução que o personagem é um autor brilhante e versátil mediante ao desfecho incrível. Excelente conto, recheado de mistério, erotismo e, obviamente, muito terror.

Doces Sonhos – G. C Tezza
Um garoto mergulha em uma trama perturbadora e complexa onde poderá encontrar sua própria história. Muito legal.

E Assim Dizia a Carta – Marcio Milton de Souza
Homem com problemas financeiros aceita participar de um jogo mais macabro do que poderia imaginar. Gostei.

Ecos Dissonantes – Pedro Shyneider de Oliveira Alves
Texto com o intuito de causar perturbação extrema. E o autor soube bem fazer isso.

Eternos Namorados – Michele Mourão
Uma estória de amor possessivo e doentio que ultrapassa as barreiras do mundo físico. Um conto realmente apavorante.

Flor do Inferno – Adriano Siqueira Ramalho Portela
A jovem Flor quer arrumar um marido. Embora fosse dona de uma admirável beleza, ela causa receio aos homens. O que acontece com Flor? Conto magnífico e divertidíssimo. Gosto muito de narrativas folclóricas.

Jin Ho e o Monstro – Satoru Hama
O solteirão Jin Ho se sente muito mal por ainda morar com os pais, uma vez que seus irmãos já são todos casados. Sempre problemático, aproveita-se de uma viagem dos pais para conseguir uma companheira pouco convencional, motivado pela solidão constante e os paradoxos da tecnologia. Conto interessante.

*Kasa-Okabe – Eliane Verica
Ladrão invade uma casa abandonada e descobre um terrível segredo. Um conto onde a constante tensão tem seu ápice no final assustador. Bom.

Marcado Entre as Sombras e o Espírito – Rogério H.P Pontenegro
Rapaz problemático retorna da capital para morar com os pais no interior; lá faz novos amigos, e juntos viverão uma macabra aventura. O conto trás alguns pontos importantes, como o pressentimento dos pais que muitas vezes parece saber quando algo vai acontecer à sua prole e o perigo de se cultivar amizades destrutivas.

Noite Inquietante – Edinaldo Garcia
Abster-me-ei de comentar o meu próprio conto.

O Aborto do Diabo – Majola
Após fazer um aborto, jovem tenta levar uma vida normal. Mas os fantasmas do passado sempre retornam, não importa quanto tempo isso leve. Bom conto. Tenso do início ao fim.

O Bicho-Papão – Felipe T.S
Quem nunca ficou aterrorizado, quando criança, ao ver um filme de terror? O garoto Fernandinho irá viver uma noite assustadora. Conto incrível, bem trabalhado. Gostei muito.

O Casarão – Roberta Del Carlo
Mulher recém-divorciada viverá experiência extraordinária. Um enredo muito interessante.

O Cético – Thiago Tavares
Rapaz humilha uma velha senhora que deposita despacho na encruzilhada. Um conto com uma abordagem diferente, uma nova ótica de terror.

O Cheiro da Morte – Kamilla Soares
Uma discussão entre marido e mulher acaba em tragédia. O mais assustador, entretanto, é o peso que a morte traz ao delinquente. Excelente conto. Aterrorizante.

O Colecionador de Crânios – Carta Witch Princess
Mulher é atacada em sua própria casa por uma horrenda criatura. Conto muito legal que mistura elementos de horror com ficção científica.

O Despertar – Kátia Navarro Alvarez
Um vampiro é acordado de um estranho sonho. Um texto que parece pertencer a uma trama maior.

O Melhor Tempero Para o Final da Noite – Tayse Virgulino Ribeiro
Três sonhadores amigos se juntam para criar enredos e acabam por promover um debate um tanto quanto metafórico. Bom conto.

Os Observadores – Jowilton Amaral da Costa
Homem dirige o seu carro por ruas escuras até se deparar com o que parece ser um terrível acidente. Quando duas sinistras figuras vêm ter com ele, o homem acaba fazendo uma viagem que jamais poderia imaginar sequer em seus piores pesadelos ou por sua criativa mente de escritor. Conto excepcional. O autor demonstra incrível desenvoltura e domínio do gênero.

R.I.P – Thiago Lucarini
Família que faz uma viagem de férias se vê em um enredo aterrador. Conto incrível. O autor nos leva para uma narrativa rica em tensão e elementos fantásticos.

Sussurros – Thiago Assoni
Uma jovem caminha, em companhia de um ser bastante popular, por lugares que, acredite, você nunca desejará estar. Conto interessante.

...Tenho Sede – Angie Stanley
Uma vingança surpreendente. Quando a justiça não se mostra igual para todos, sujar as mãos é a única solução. Um terror trabalhado em diversas facetas; assassinos e assombrações mesclam-se neste excelente conto.

Um Longo Caminho Para Casa – Janaina Blanc
Médica recém-formada decide abandonar a pessoa amada e voltar para casa dos pais. Durante a viagem ela passa por uma experiência assombrosa que mudará sua forma de ver a vida. Conto muito bom, com moldes de lenda urbana.

Uma Casa no Meio do Nada – Jota Cabral
Um casal encontra abrigo num casarão durante uma forte tempestade. Mas o lugar esconde segredos muito antigos. Bom conto.

Vermelho Sombrio – Fabrício Rufino
O autor leva o seu personagem – Alan –, e também nós leitores para uma verdadeira viagem além da imaginação e ordem natural das coisas. Conto deveras interessante.


Certa vez, uma amiga me disse que contos de terror são muito mais apavorantes do que filmes, porque no filme você está vendo o que está acontecendo; a criatura está lá, diante dos seus olhos; mas num conto de terror as imagens são projetadas em sua mente de acordo com os seus maiores medos; aqueles medos que só você sabe que possui, algo próprio, intrínseco, aquilo que está preso em seu mundo.
Desafio-o, portanto, a ler este livro e não se surpreender com cada texto, cada página, parágrafo. Será uma leitura única, divertida, porém assustadora. 


10 comentários:

  1. Excelente resenha meu camarada, e muito obrigado pelas palavras em meu conto, fico muito orgulhoso. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nós que devemos ser gratos pelo seu talento, Jowilton. Sempre que me deparo com seus contos fico deveras admirado. Acho incrível como você se sente à vontade para escrever e como as palavras fluem na leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Edinaldo, tudo bom?

    Obrigado pelo seu comentário ao meu conto. Fiquei muito feliz, pois essa é a minha primeira experiência literária e também é minha primeira experiência com o gênero sobrenatural.

    Suas opiniões são pertinentes, olhar não só de leitor como também de autor.

    Abraços.
    Rogério Queiroz.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rogério, estou bem. E você, meu amigo?

    Escrever é um dom. E você mostrou que sabe fazer isso. Achei seu conto muito bacana pelo fato de ele não ser extravagante ou apelativo.

    Não desamine da escrita. Aventure-se por diversos gêneros, talvez um dia você se torne especialista em algum ou seja um autor versátil. Encare como um hobby, pois as pessoas que levam a escrita a sério demais tornam-se frustadas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado mesmo, Daniel. Na verdade, tudo é reflexo do trabalho. Um bom conto resulta em cometários agradáveis. Simples assim.

    ResponderExcluir
  6. Uma resenha muito clara e bem feita. Realmente estou muito contente com ela, são resenhas e comentários positivos assim que permitem ao escritor continuar a cada novo dia em sua caminha árdua. Parabéns Edinaldo pelo incrível trabalho. Abs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ednaldo, obrigado pelas palavras, foram muito importantes para mim. Agradeço muito!! Vlw

    Abraço
    :-)

    ResponderExcluir
  8. Sou autora de um dos contos presentes nessa coletânea, porém foi publicado sem a minha autorização, sem eu ter assinado nenhum contrário e, ainda, após o organizador ter me garantido que meu conto não estaria presente no livro.
    Tento contatar a editora, mas desde o ano passado não estão interessados em me responder.
    Porém, a lei de direitos irá tomar frente nesse caso.

    ResponderExcluir
  9. Situação muito constrangedora a sua em relação à publicação da Editora Aped. Não sabia desse trâmite e devido a tudo isso retirei os comentários a respeito do seu conto do meu blog. Peço imensas desculpas e, sobretudo, compreensão para comigo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir